Site do Enem 2020 → Como Acessar. Principais Funções

No site do ENEM, criado e disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, os interessados e candidatos do Exame poder conferir todas as informações a respeito das várias etapas da prova.

Devido à importância de se estar bem-informado em relação ao funcionamento do Exame e às principais datas (de inscrição, de provas, de divulgação do gabarito e dos resultados), nós preparamos esse tutorial do funcionamento do portal do ENEM.

Confira e já comece com um passo à frente de seus concorrentes!

Sobre o site e funcionalidades

Como comentado, o site foi criado e é disponibilizado pelo INEP, instituto filiado ao Ministério da Educação (MEC). De fácil acesso, intuitivo e lúdico, o site é seguro e não exige nenhum tipo de pagamento.

No site, você poderá:

  • Conferir o cronograma completo;
  • Conferir o edital;
  • Fazer a inscrição e acompanha-la, gerar o boleto de taxa de inscrição, conferir o local de prova, o ensalamento, etc.;
  • Fazer o pedido de isenção da taxa de matrícula;
  • Justificar a ausência, caso tenha solicitado isenção em anos anteriores e não tenha comparecido aos locais de prova;
  • Conferir os gabaritos oficiais;
  • Conferir o resultado definitivo, incluindo a nota e o desempenho individual.

Site ENEM 2020

Funcionalidades

Tendo acessado o site, você irá se deparar com a seguinte página:

A seta em vermelho, colocado por nós, indica o local que você precisará clicar para acessar a Página do Participante, onde você realizará a inscrição, gerará o boleto, etc. Disso trataremos mais adiante.

Descendo um pouco a página, você verá o seguinte:

Aqui, você terá dois menus de navegação rápida: um superior, no topo da página, e outro lateral, à esquerda. A página que está sendo exibida, como o título indica, é a de cronograma. Nela, você poderá ver detalhadamente todas as datas relacionadas ao exame:

  • Publicação do edital,
  • Período de inscrição,
  • Divulgação do ensalamento,
  • Do gabarito e
  • Do resultado final.

[Veja aqui informações completas sobre a nota do Enem 2020!]

Se você quer saber quando será o período de inscrição, por exemplo, basta clicar, no menu à esquerda, em “inscrição” que a página descerá até a data em questão, como você pode ver na imagem abaixo.

Já no menu de navegação superior, você pode acessar os seguintes conteúdos:

  • Cronograma, contendo todas as datas do Exame;
  • Antes da prova, com diversas informações pertinentes, como a composição da prova, as novidades do ENEM 2020, informações sobre isenção, etc. Ou seja, tudo o que você precisa saber antes da realização da prova para ficar antenado.
  • No dia prova, com informações a respeito de quais documentos e materiais levar, o que é proibido, a importância de se chegar no horário, etc.
  • Depois da prova, com informações a respeito da divulgação dos gabaritos, do resultado individual e dos programas sociais que fazem uso da nota do ENEM, tais como PROUNI, SISU e FIES.
  • Dúvidas frequentes, com respostas às principais dúvidas que os participantes têm em relação ao exame.

Como acessar a página do participante?

Voltando ao topo da página, chegou a hora de ver a área mais importante do site: a Página do Participante. No topo da página, basta clicar em “Página do Participante”, indicada pela seta vermelha na imagem abaixo.

Clicando, você irá se deparar com a seguinte página (os retângulos coloridos foram inseridos por nós, para destacar as áreas mais importantes):

[Redação do Enem 2020: como tirar boas notas?]

Essa é a página do ChatBot, uma espécie de bate-papo com um robô, programado pelo INEP para guiá-lo durante o processo de inscrição, divulgação do ensalamento e consulta ao resultado.

Para iniciar a conversa, é preciso responder ao desafio, destacado pelo retângulo vermelho, para provar que você é um humano e não um programa criando inscrições falsas. O desafio é simples: basta clicar sobre o ícone correspondente à palavra que ele pediu, na foto, no ícone do lápis, o segundo da esquerda para a direita.
Inscrição ENEM 2020

Feito isso, o robô pedirá o seu CPF. Não tenha medo, o site é seguro! Isso, é claro, se você tiver acessado o site correto. Portanto, muito cuidado!

Depois de digitar, basta apertar no botão azul, ao final da barra de digitação, ou simplesmente apertar a tecla “enter” para enviar a resposta. Depois, é só prosseguir dando as informações exigidas para realizar o seu cadastro, sua inscrição ou, caso já tenha, acompanhar o status dela.

Recomendamos que você anote as datas, os dados e, especialmente, a senha e o e-mail que você inseriu no momento da inscrição, pois eles serão necessários para você acessar novamente a inscrição e conferir os locais de prova, o ensalamento e a sua nota final!

[Enem 2020: dicas para estudar e ir bem na prova!]

Esqueci a senha: e agora? 

Caso você tenha esquecido a senha, pode ficar tranquilo, pois há como recuperá-la. No bate-papo com o Bot, na hora de digitar a senha, embaixo do balão de digitação aparece a opção “esqueci minha senha”, como você pode ver na imagem.
Esqueci MInha Senha ENEM 2020

Clicando em “esqueci minha senha”, o Bot lhe ajudará a recuperar a sua senha. Para isso, é importante que você saiba e tenha acesso ao e-mail que usou para o cadastro. Por isso, não o perca nem invente um aleatório, pois ele é importantíssimo!

Como acessar o site? 

GABARITO ENEM 2019Há duas maneiras de acessar o site do ENEM: digitando seu endereço diretamente no navegador, na barra de digitação, ou pesquisando-o em buscadores, como o Google.

Caso já saiba como acessar e esteja com pressa, basta clicar aqui para ser redirecionado ao site do ENEM.

Vejamos cada uma das duas maneiras citadas:

Por meio do navegador

NavegadoresPara acessar diretamente pelo navegador, basta digitar o seguinte endereço na barra de endereço: enem.inep.gov.br. Recomendamos que você memorize esse endereço, para sempre estar com ele na ponta dos dedos caso surja alguma dúvida e precise acessar o site.

Por meio de buscadores

BuscadoresVocê também pode acessar o site através de navegadores. Para esse exemplo, usaremos o Google, por ser mais popular e intuitivo. Para localizar o site do ENEM no Google, basta acessá-lo, inserir a palavra “ENEM” na caixa de pesquisa e apertar em “pesquisa google”.

O site do ENEM é o primeiro a ser exibido na lista de resultados, como você pode ver na imagem abaixo. Basta clicar sobre o título dele para acessá-lo. Para evitar possíveis sites falsos, atente-se ao endereço eletrônico esverdeado, logo abaixo do título.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Site do Enem 2020 → Como Acessar. Principais Funções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *