Resultado Enem 2020 – Onde Consultar, Quando Sai, Como Saber se Fui Aprovado

Após o cansativo processo que envolve o ENEM, a consulta do resultado é o momento mais aguardado por todos os candidatos que realizaram a prova e agora esperam conseguir uma vaga nas universidades públicas e privadas ao longo de todo o país.

Para facilitar sua vida, preparamos este guia mostrando passo a passo onde e como consultar a nota obtida no ENEM 2020 e o que fazer com a nota agora.

Para que serve o ENEM?

O ENEM, abreviação de Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova anual que serve, dentre outras coisas, como porta de entrada ao ensino superior.

O exame é realizado em novembro e conta com duas etapas: uma envolvendo questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a produção de uma redação; e a segunda etapa envolvendo questões de Matemática e Suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ao total, são 180 questões, 45 de cada uma dessas áreas.

[Veja aqui mais sobre a redação do Enem 2020!]

Com o resultado do ENEM, o candidato pode optar por disputar uma vaga no SISU, que geralmente abre as inscrições no começo de junho, que disponibiliza vagas em universidades públicas, ou no PROUNI, cujas inscrições ocorrem entre janeiro e fevereiro, que oferta bolsas de 50% ou 100% em universidades particulares.

ENEM 2020 Para que serve

Quando sai o resultado do ENEM 2020?

Ainda não há uma data certa para a divulgação dos resultados do ENEM 2020. Entretanto, o resultado costuma sair em meados de janeiro do ano seguinte, nesse caso, em janeiro de 2021.

Na edição de 2018, o resultado foi divulgado em 18 de janeiro de 2019, às 8h30 no horário de Brasília. Estima-se que o resultado do ENEM 2020 sairá, também, na segunda quinzena de janeiro de 2021.

[Site do ENEM 2020: como manusear? Aprenda aqui!]

Como consultar

  1. Para consultar o resultado do ENEM 2020, o candidato deverá acessar a Página do Participante, oficial do INEP, clicando aqui ou digitando o seguinte endereço em seu navegador: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante.
  2. A seguinte página será exibida, possivelmente com algumas alterações no texto, uma vez que a foto foi tirada antes da divulgação do resultado:
    inscrição ENEM 2020
  3. Estando nessa página, antes de prosseguir é preciso resolver ao desafio exigido pelo robô, que consiste apenas em clicar no ícone correspondente ao que ele pediu. Nesse caso, clicar no ícone da “calça”, ou seja, o quarto da esquerda para a direita;
  4. Depois, basta informar o seu CPF e a senha criada no momento da inscrição. Na página seguinte haverá a opção de ver o desempenho na edição correspondente ao ano em questão.

>> Veja aqui o gabarito do ENEM 2020 <<

Esqueci minha senha: e agora?

Calma: não é o fim do mundo. Mas fica o aviso: é sempre importante anotar a senha em algum lugar para evitar situações como essa, especialmente senhas de concurso ou exames.

  1. Para recuperar a senha, acesse a Página do Participante, resolva o desafio clicando no ícone que se pede e informe o seu CPF. Na hora de digitar a senha, aparecerá, embaixo da caixa de digitação, a opção “esqueci minha senha”, como você pode ver na imagem abaixo.
  2. Clicando em “esqueci minha senha”, o robô responderá o seguinte:
    Esqueci MInha Senha ENEM 2020
  3. Basta escolher a opção que preferir. Caso escolha “enviar senha”, a sua senha será enviada para o e-mail que você indicou na hora da inscrição. Caso você não se recorde do e-mail, pode escolher a opção “alterar e-mail”. O robô fará algumas perguntas para confirmar sua identidade e, até mesmo, te ajudar a lembrar do e-mail cadastrado!

[Isenção do Enem 2020: é possível? Aprenda aqui!]

Como saber se fui aprovado?

ENEM 2019O ENEM, em si, não define se você foi ou não aprovado, como você bem deve saber. Com a nota em mãos, você precisará se cadastrar nos programas SISU e PROUNI, como comentado. São esses programas os responsáveis por intermediar a sua entrada no ensino superior com anota do ENEM.

As inscrições para o SISU ocorrem em junho e as do PROUNI em janeiro. Então, fique atento!

Uma dica para saber se você conseguiu uma nota suficiente para entrar no curso que você almeja é checar a nota de corte do curso em questão na universidade que você pretende tentar entrar. A nota de corte é a nota do candidato que entrou com a menor nota naquele ano. Portanto, se a sua nota for maior que a do candidato que entrou com a menor nota, anime-se, pois há grandes chances de você conseguir entrar!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Resultado Enem 2020 – Onde Consultar, Quando Sai, Como Saber se Fui Aprovado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *