RESULTADO ENEM 2019 – SAIBA COMO CONSULTAR AS NOTAS

O resultado Enem 2019 é um dos momentos mais esperados para quem participou da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Ele é divulgado no portal do Inep, mesmo site onde é realizada a inscrição, e indica como foi a performance do participante em todas as áreas do conhecimento mais a redação.

No momento da divulgação do resultado do Enem, a página do Enem fica congestionada e muita gente só consegue conferir suas notas horas, ou dias depois, do lançamento oficial. Isto ocorre por conta do grande número de estudantes tentando acessar a plataforma online do INEP ao mesmo tempo.

No conteúdo a seguir daremos dicas sobre como você poderá realizar essa consulta e tudo que você precisa saber sobre o Enem resultado 2019. Confira!

Resultado Enem 2019

O Enem 2019, sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, é realizado anualmente e reúne milhões de participantes em todo o Brasil. Muitos jovens e adultos realizam as provas tanto para testar seus conhecimentos quanto para concorrer às vagas das principais instituições de ensino superior do país.

RESULTADO ENEM 2019

Quando as notas são divulgadas, milhões de participantes acessam o site do INEP simultaneamente para conferir como se saíram na última edição do Enem. E o mais interessante é que através do portal é possível conferir e acessar os resultados de todas as edições do exame que você participou a partir de 2012.

Com o resultado da prova do Enem os participantes poderão ingressar em universidades públicas e conseguir bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. Estas bolsas são disponibilizadas por programas educacionais do Ministério da Educação (MEC) muito conhecidos, são eles o: Sisu, Fies e Prouni.

Quando sai o resultado Enem 2019?

RESULTADO ENEM 2019Na última edição do exame, as provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2017 e o resultado do Enem foi divulgado no dia 18 de Janeiro. Para quem é menor de 18 anos, os resultados serão divulgados no dia 19 de março de 2018.

O resultado Enem é divulgado dentro de 30 a 60 dias a partir da realização das provas. É preciso ficar de olho em sites de notícias e nos noticiários na televisão para saber, com precisão, o dia em que essas informações estarão disponibilizadas no site do Inep.

Contudo, após alguns dias após a aplicação das provas, a instituição divulga um gabarito onde o participante poderá comparar com as suas respostas e, assim, saber como foi o desempenho no ENEM. Mas vale lembrar que este gabarito é apenas para ter uma noção da sua pontuação de prova, sem contar com a redação  que tem grande peso na nota final do Exame. O importante mesmo é ficar atento à quando sai o resulto do Enem da última edição.

Como consultar o resultado Enem 2019

Para realizar a consulta do resultado, o participante deverá acessar a página do participante, inserir as suas informações de login e entrar no portal. No conteúdo a seguir mostramos o que deve ser feito, em um passo a passo bem didático.

Confira:

RESULTADO ENEM 2019


Passo 1: A primeira coisa a ser feita é acessar a Página do Participante (www.enem.inep.gov.br), no portal do Inep. Espere a página carregar. Clique em “Página do Participante”.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 2: Agora será necessário informar o seu CPF, a senha utilizada no momento da inscrição do Enem e, em seguida, clicar na imagem correspondente. Depois de preencher todos os campos, clique em “Enviar”.


Passo 3: Pronto! Agora você poderá visualizar o resultado do Enem e saber como foi o seu desempenho. Nessa página mostra as suas notas em todas as matérias e áreas do conhecimento, inclusive o resultado da redação.


Seguindo os passos ensinados acima, é mais do que certo que o candidato tenha 100% de êxito ao realizar a consulta do resultado do Enem.

Notas máximas e mínimas

Para você saber se foi bem ou mal nas provas, veja a seguir qual é a nota mínima e máxima para todas as matérias:


Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

  • Mínima: 299,6
  • Máxima: 788,8

Ciências Humanas e suas Tecnologias:

  • Mínima: 307,7
  • Máxima: 868,3

Matemática e suas Tecnologias:

  • Mínima: 310,4
  • Máxima: 993,9

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

  • Mínima: 298,0
  • Máxima: 885,6

Redação:

  • Mínima: Zero
  • Máxima: Mil

Como calcular o resultado Enem

Uma dúvida que muitos candidatos que participaram do Exame têm em comum é a de como calcular a média de notas obtidas no resultado da prova. É um procedimento muito simples e fácil de ser realizado, basta somar as notas das cinco provas realizadas mais a redação e dividir o total por cinco.

Com a sua média de pontos obtida é possível saber se você conseguirá se inscrever em programas educacionais como Sisu, Fies e Prouni. Um exemplo que pode ser usado é, no caso, o próprio Prouni, que exige nota mínima de 450 pontos nas provas e acima de 0 na redação para poder se inscrever em qualquer curso.

É interessante ressaltar que existem também instituições que consideram peso para cada uma das provas do Enem, e uma muito conhecida entre estas é a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Por exemplo: a prova de historia pode ter maior peso para um curso de Humanas e menor para Exatas.

Como recuperar a senha do Enem 2019

Muita gente acaba esquecendo a senha do Enem, e por conta disso acabam atrasando a visualização de suas notas. A senha do Enem é utilizada tanto para visualizar as notas quanto para se inscrever em programas como o ProUni (Programa Universidade Para Todos) e SiSu (Sistema de Seleção Unificada). Por isso é muito importante não se esquecer dela!

Mas se por acaso você tenha esquecido a sua, não tem problema! O Inep disponibiliza um fácil sistema de recuperação de senha. Veja a seguir as dicas que separamos para que você possa recuperar sua senha do Enem 2019 sem maiores problemas:

RESULTADO ENEM 2019


01. Acesse a página do participante no portal do Inep (como ensinamos ali em cima) e, quando a página carregar, clique em “Página do Participante”.


02. Em seguida, localize a opção “Esqueci minha senha” e clique nela.


03. Na próxima página, o participante deverá informar o seu CPF e o e-mail utilizado para realizar o seu cadastro no portal. Depois de preencher esses campos, clique na figura de segurança e clique em “Enviar nova senha por e-mail”.


04. Agora você terá que acessar o seu e-mail para ter acesso à nova senha. Volte para a página do participante, insira o seu CPF e a nova senha e clique em entrar. Pronto!


Caso você não esteja conseguindo acessar o Enem resultado, espere algumas horas até que o fluxo de usuários diminua. Ele é um dos momentos mais esperados pelos estudantes, e seguindo as nossas dicas você não terá problemas para consultar o suas notas.

Esperamos que tenha se dado muito bem no exame, se ficou alguma dúvida pendente deixa-a nos comentários que assim que possível iremos te dar um retorno. E não esqueça também de compartilhar este artigo com algum conhecido que pretende participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *