PROVA ENEM 2019 – COMO CONSULTAR LOCAL, DATA, CONTEÚDO

prova Enem 2019 é realizadas por milhões de brasileiros todos os anos. Na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, foram reunidas cerca de 6,1 milhões de inscrições confirmadas.

Isso acontece porque através do exame é possível conseguir bolsas de estudos, parciais e gratuitas, nas principais instituições de ensino superior do Brasil. Além disso, ele tem um papel secundário que é fazer um panorama anual da educação brasileira por meio das avaliações obtidas em cada edição.

Se você vai fazer as provas do Enem 2019, é essencial saber como funcionam e as principais dicas para se der bem nas avaliações. Continue lendo para saber mais!

Prova  Enem 2019

As provas Enem sofreram algumas modificações a partir da edição da última edição. Agora, as provas são aplicadas em dois domingos consecutivos, e não no sábado e no domingo subsequente como era antigamente.

PROVA ENEM 2019

Outra mudança significativa é que a redação é aplicada no primeiro dia de exame, diferente das outras edições onde o texto argumentativo-dissertativo deveria ser defendido no segundo dia de avaliação.

Outro ponto que sofreu alteração é que, agora, as provas do Enem não emitem mais certificação do Ensino Médio, como nas edições anteriores. As inscrições Enem 2019 ainda serão divulgadas no prazo correto. Por isto é essencial ficar ligado às notícias nas redes sociais ou internet.

A partir das notas do Enem 2019 os candidatos poderão concorrer às bolsas de estudos nos programas: Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSu). Além da possibilidade de obter financiamento estudantil para custear bolsas de estudos em instituições privadas através do Fies.

Disciplinas cobradas

As disciplinas da prova Enem 2019 são todas as contempladas nas escolas de Ensino Médio em todo o Brasil. A nota das questões é calculada de acordo com a dificuldade das mesmas. E para “complicar” ainda mais, o Inep possui um sistema próprio de correção, conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI).

De maneira geral, quanto mais questões fáceis você acertar, menor serão as notas atribuídas a elas. Quanto mais questões difíceis você acertar, aquelas que “quase ninguém” acertou, maior serão as notas.

As disciplinas cobradas são divididas em quatro áreas de conhecimento, onde cada disciplina apresenta 45 questões de múltipla escolha. As disciplinas são:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

O gabarito Enem 2019 oficial das provas é divulgado três dias após a aplicação da última prova e pode ser acessado tanto pelo site do Inep (www.enem.inep.gov.br) quanto pelo aplicativo oficial do Enem, disponível para smartphones e tablets. O resultado oficial é divulgado dois meses após a data da última prova.

Como a prova do Enem é aplicada

A partir de 2017 as provas do Enem sofreram uma alteração em relação a sua aplicação. Antigamente, as provas eram apresentadas em dois dias consecutivos, em um sábado e num domingo da mesma semana. Agora as provas são aplicadas em dois domingos diferentes.

PROVA ENEM 2019

Cada participante receberá um caderno de uma cor e terá um prazo de 4:30 horas (no primeiro dia) e 5:00 horas (no segundo dia) para responder todas as questões presentes nos cadernos. A redação é aplicada no primeiro dia de exame, outra alteração que foi realizada a partir de 2017.

É preciso levar uma caneta esferográfica de cor preta e deixar os celulares desligados. É possível levar lanches e água para tomar durante os exames. Caso o participante precise ir ao banheiro, deverá solicitar ao coordenador.

  • Tipos de Prova

O exame é divido em quatro tipos de provas mais a redação. As provas são divididas da seguinte maneira:


01. 45 questões para Ciências Humanas e suas Tecnologias, que são compostas pelas disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;


02. 45 questões para Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que são compostas por Química, Física e Biologia;


03. 45 questões para Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que são compostas pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física;


04. 45 questões para Matemática e suas tecnologias e 1 Redação dissertativa-argumentativa.


Local de Prova Enem 2019

O endereço em que as provas serão aplicadas é divulgado no cartão de confirmação de inscrição do Enem. Essa informação é divulgada na página do participante e poderá ser visto assim que o participante ler e atestar que leu a Declaração de Comparecimento.

PROVA ENEM 2019

Basta acessar a página do participante e inserir o seu CPF, senha e indica a figura que aparece. Depois é só clicar em Enviar e visualizar todas as informações relacionadas a sua inscrição. Boa sorte!