NOTA DO ENEM 2019 – SAIBA COMO CALCULAR E SOMAR

A divulgação da nota do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio) é o momento mais esperado pelos participantes do exame. Isso porque a avaliação é utilizada por muitas instituições de ensino superior como um vestibular.

Dessa forma, quem deseja ingressar em uma universidade realiza o exame com a intenção de tirar boas notas para, então, concorrer às vagas dos milhares de cursos que são oferecidos através de programas do Governo Federal.

Se você vai realizar o exame esse ano, é preciso estar ligado na Nota Enem para poder concorrer as vagas oferecidas por meio dos programas. Quer saber mais? Então continua lendo e confira as dicas e informações que trouxemos a seguir!

Nota do Enem 2019

O Enem 2019 é um exame realizado todos os anos e que reúne milhões de brasileiros que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior de prestígio. As provas são aplicadas em dois dias distintos e contemplam as quatro áreas de conhecimento, tais como:

Nota do Enem 2019

  • Ciências Humanas;
  • Ciências da Natureza;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática;
  • Redação.

No dia das provas, os alunos receberão um caderno de uma cor que trazem uma série de questões relacionadas a essas matérias. O Garabito oficial é divulgado, geralmente, dois dias depois após a aplicação da última prova.

Através do Gabarito do Enem os participantes poderão ter uma noção de como foi seus desempenhos na avaliação. Contudo, mesmo sabendo a quantidade certa de acertos (e erros) obtidos, não é possível estimar a nota do exame.

Justamente pelo fato de que cada questão possui pesos diferentes e, portanto, é preciso esperar a divulgação da Enem nota no site do INEP (www.enem.inep.gov.br) para saber com precisão qual foi a sua nota do Enem.

Como utilizar a Nota do Enem

A nota do Enem é muito utilizada pelos participantes, e por muitas instituições privas de ensino superior, como uma forma de ingressar em uma universidade de prestígio. Uma de suas principais funções é a participação para os programas do Governo.

No conteúdo a seguir você verá como é possível utilizar a sua nota para diferentes programas administrados pelo Governo Federal. Confira os principais:


  • SiSu

NOTA DO ENEM 2019

O Sistema de Seleção Unificada (SiSu) é um programa administrado pelo Ministério da Educação e Cultura (Mec), onde instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil oferecem vagas para os participantes do Enem.

As inscrições para o SiSu acontecem duas vezes ao ano, sempre no início do semestre. A inscrição é gratuita e o participante deverá utilizar a mesma senha, e o número de inscrição, utilizadas no site do Enem, no portal do Inep.

Os alunos com as melhores classificações serão escolhidos para ocupar as vagas nos cursos escolhidos.


  • ProUni

NOTA DO ENEM 2019

O Programa Universidade para Todos foi criado pelo Governo Federal em 2004 com o objetivo de oferecer bolsas de estudos, parciais e integrais, em instituições privadas de ensino superior.

Para concorrer as bolsas 100% gratuitas, os participantes deverão possuir uma renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio per capita. No site do programa é possível visualizar todos os requisitos necessários para concorrer as bolsas.


  • Fies

NOTA DO ENEM 2019

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

O Programa de Financiamento Estudantil é uma iniciativa destinada a custear a graduação em uma instituição privada de ensino superior que tenham avaliação positiva nos processos organizados pelo Mec.

Para participar, os participantes deverão ter realizado o Ensino Médio e ter feito o Enem a partir da edição de 2010.


Como calcular a Nota do Enem

NOTA DO ENEM 2019As duas provas do Enem são compostas, ao todo, são 180 questões de múltipla escolha e um texto dissertativo-argumentativo. O Inep possui um sistema próprio de como calcular a nota do Enem 2019, chamada Teoria da Resposta ao Item (TRI).

De forma simplificada, quanto mais questões os candidatos acertarem menor serão as pontuações atribuídas a elas. Se um candidato acertar questões que poucas pessoas acertaram, então os pontos relacionados serão maiores, basta somar a nota do Enem.

Dessa maneira, se o candidato acertar poucas questões consideradas “difíceis” pelo Inep, o sistema poderá considera que o participante chutou e, assim, atribuir um menor valor para elas.

É um sistema complexo e por conta dessa complexidade é que os participantes deverão esperar a divulgação dos resultados oficiais para saberem qual será suas notas definitivas.

Como consultar a Nota do Enem

O resultado Enem 2019 é divulgado, geralmente, dois meses após a realização da última prova, no próprio site do Inep. Para consultá-lo é muito simples, bastando seguir as dicas a seguir:

NOTA DO ENEM 2019


Passo 01. Entre no site do Inep e acesse a página do participante. Nesse momento, será necessário informar o CPF, a senha e informar a imagem que está aparecendo.


Passo 02. Ao realizar o acesso, o candidato poderá visualizar qual é a sua nota total e quanto tirou em cada área de conhecimento e na redação.


O que fazer após a nota do Enem

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio demora meses para sair devido a grande demanda de candidatos. Mas quando sai é um alivio para diversos candidatos que estudaram bastantes para a prova. Algumas pessoas de primeiras viagem se perguntam o que fazer após a nota do Enem. Saiba que após a divulgação da nota do Enem 2019, o candidato deverá esperar a abertura das inscrições dos programas sociais como SISU e PROUNI para que assim eles possam às bolsas de estudos.

As vantagens de realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, são muitas. Pois, para quem tira uma boa nota no Exame tem chances de entrar em uma universidade pública ou federal sem precisar prestar o vestibular, conseguir bolsas de estudo  financiar uma faculdade particular por meio do Fundo de Financiamento Estudantil “FIES”.

Quais faculdades aceitam a nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Medio teve um grande avanço nos vestibulares brasileiros, já faz um tempo que o Enem é a prova mais esperada por todas as pessoas que pretendem entrar na faculdade. Muitas universidades particulares aceitam a nota do Enem como forma de ingresso aos seus cursos. O candidato pode se matricular no curso desejado sem fazer o vestibular da instituição, basta apresentar seu boletim de desempenho individual do Enem. Caso o mesmo tenha um bom desempenho na prova, a faculdade lhe concede diversos benefícios como bolsas de estudos e financiamentos estudantis a juros baixos.

Conheça algumas universidades que usam a nota do Enem como complemento do vestibular:

  • Universidade Estadual Paulista (UNESP);
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
  • Universidade de Pernambuco (UPE);
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES);

Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *