LOCAL DE PROVA ENEM 2019 – VEJA COMO SABER O LOCAL

O Local de prova Enem 2019 é divulgado assim que as inscrições são encerradas. A partir da ultima edição os participantes poderão acessar o lugar onde os exames serão aplicados a partir do próprio site do programa.

Além do local, o cartão de confirmação também traz informações sobre os horários, número de inscrição e uma série de outros detalhes relacionados a participação do candidato no exame.

Se você vai realizar a edição desse ano, então continue lendo pois separamos uma série de informações importantes acerca do Exame Nacional do Ensino Médio. Saiba mais a seguir!

Local de Prova Enem 2019

O local de prova Enem 2019 é o lugar onde os exames serão aplicados. Geralmente os locais são definidos de acordo com o nome dos participantes, assim como suas localidades.

LOCAL DE PROVA ENEM 2019

A partir do dia 20 de outubro de 2018, os candidatos passaram a poder o cartão de confirmação de inscrição que, entre outras informações, traz o lugar onde as provas serão aplicadas. O acesso pode ser feito através da Página do Participante ou pelo aplicativo oficial do Enem através do seu Smartphone.

De acordo com a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é sugerido que os participantes, depois de conhecerem o Enem 2019 local da prova, faça o trajeto alguns dias antes para conhecer o caminho e não se atrasarem no grande dia.

Ao realizar isso, os participantes poderão conhecer a distância e o melhor caminho a ser feito para não se atrasar no dia das provas. Além do local, no cartão de confirmação poderá ser acesso à hora que as provas serão aplicadas, o idioma escolhido para as questões de estrangeira e os atendimentos específicos, caso esse seja o caso.

Como saber o Local de Prova do Enem

Há duas formas disponíveis para consultar local de prova Enem 2019, para saber onde elas serão aplicadas. A primeira é por meio da página do participante e a segunda é através do aplicativo do Exame Nacional do Ensino Médio. A seguir, falaremos sobre as duas opções.

  • Pelo site do Inep

LOCAL DE PROVA ENEM 2019


Passo 01: Primeiramente acesse o seguinte site www.enem.inep.gov.br;


Passo 02: Quando a página carregar, clique em “Página do Participante”;


Passo 03: Em seguida, insira o seu CPF, a senha utilizada no momento do cadastro e clique na imagem relacionada.


Passo 04: Por fim, clique em Entrar.


Agora você terá acesso ao cartão de confirmação e, dessa forma, ao local da prova e a outras informações relacionadas a sua participação do Enem 2019. O Inep aconselha que o candidato imprima o cartão para levá-lo no dia da prova, só para o participante ter acesso fácil a essas informações.

  • Pelo celular

LOCAL DE PROVA ENEM 2019


Passo 01: Vá até a loja de aplicativos de seu celular e baixe o aplicativo oficial do Enem;


Passo 02: Depois de instalá-lo em seu smartphone, insira as informações relacionadas ao seu cadastro;


Passo 03: Por fim, clique em Entrar.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Pronto, agora você terá acesso ao endereço onde as provas serão relacionadas e uma série de outras informações importantes.

Como recuperar senha do Enem

Caso você tenha se esquecido de sua senha do Enem, não será possível acessar a página do participante e nem outros programas, como o SiSu ou o ProUni. Por isso é importante anotá-la em um local seguro para você não esquecê-la.

Mas caso tenha esquecido, não tem problema. É possível recuperar a senha e solicitar uma nova. Para ajudá-lo nesse momento, elaboramos um passo a passo a seguir muito fácil de ser realizado. Confira a seguir:

LOCAL DE PROVA ENEM 2019


Passo 1: Acesse o site do Inep através do endereço: https://enem.inep.gov.br/. Quando a página abrir, clique em “Acesse a página do Participante” e depois clique em “Página do participante”.


Passo 2: Agora, clique em “Esqueci a minha senha”. Na próxima página, insira o seu CPF e o endereço de e-mail utilizado no momento do cadastro. Clique na figura acima e depois em “Enviar nova senha por e-mail”.


Passo 3: Acesse o seu e-mail e encontre a mensagem enviada pelo Inep, com o título de “Enem”. Nessa mensagem estará a sua nova senha, anote-a em um local seguro.


Pronto! Agora é só acessar a página do participante, inserir o seu CPF, inserir a sua nova senha e clicar na figura correspondente.

Cartão de Confirmação Enem

O cartão de confirmação Enem é divulgado na página do Participante e pode ser consultado assim que o local das provas forem definidos. Nesse cartão está inserido o endereço onde o exame será realizado, o número de inscrição do participante, o idioma selecionado para as questões estrangeiras e o horário em que as provas serão aplicadas.

LOCAL DE PROVA ENEM 2019

O Inep recomenda que os participantes imprimam esse cartão para ter todas as informações relacionadas a sua inscrição em mãos. Assim, no dia da prova, as chances de se atrasar por ter esquecido o endereço serão diminuídas.

Como mudar local de Prova Enem

O local de prova Enem 2019 varia de acordo com endereço informado pelo candidato no momento da inscrição. Desta forma, o Inep Enem seleciona a escola mais próxima a sua residência com o objetivo de facilitar a sua ida para a escola no dia do exame.

Porém existe casos de candidatos mudarem o local de prova do Enem, devido ao fato de não estar mais presentes naquela localização, porém é preciso trocar dentro do período que as inscrições estiverem abertas. Deste modo o INEP permite que o candidato mude uma vez o local de prova do seu exame durante esse período, caso se encerre e não consiga trocar, infelizmente não poderá ser feito mais nada em relação a isso. Pois o edital chegará em sua casa com todos os dados informados na hora da inscrição.

Mais informações sobre como mudar o local da prova do Enem, podem ser obtidas por meio do telefone:

  • 0800 616161

O que levar para o local de prova Enem

É preciso que o candidato leve contigo no dia do Exame nacional do Ensino Médio um documento de identificação com foto como a identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho entre outras, além disso é preciso que o candidato leve uma caneta preta de material transparente e o caderno de confirmação do estudante para saber todos os detalhes sobre a prova como horário, sala e etç.

O local da prova Enem 2019 é onde os participantes passarão horas para realizar os exames, esperamos que tenha aprendido a consultar o local da sua prova para não existir futuros problemas.


Caso tenha alguma dúvida a respeito do Enem Local de Prova deixe o seu recado agora mesmo, para que possamos lhe responder o mais breve possível e esclarecer todas as suas dúvidas. Boa sorte e bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *