INSCRIÇÃO ENEM 2019 – SAIBA COMO FAZER INSCRIÇÃO

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um exame anual realizado por milhões de brasileiros. A inscrição Enem 2019 é um evento muito importante e esperado, pois será a partir desse procedimento é que os interessados poderão realizar as provas e, assim, a edição correspondente do exame.

Contudo, muita gente fica em dúvida sobre quem pode se inscrever, quais são os requisitos necessários, quanto deve ser pago e uma série de outras questões acerca do exame.

Para esclarecer todas as suas dúvidas relacionadas a inscrição para o Enem, trouxemos informações e dicas sobre os pontos mais importantes sobre o Enem 2019. Saiba mais a seguir!

Inscrição Enem 2019

Os interessados em realizar o Enem 2019 deverão estar atentos ao período de inscrições. Para quem está se preparando para realizar o exame, saiba que as inscrições já tem data para serem abertas. O período de inscrição será aberto entre os dias 7 e 18 de maio.

Para realizar a Enem inscrição, o participante deverá separar os documentos citados acima e possuir uma boa conexão com a internet, além de ter acesso a um computador ou notebook para poder preencher os campos com mais facilidade.

Fazer inscrição Enem é fácil, para ajudá-los nesse momento, elaboramos um passo a passo muito simples de ser executado. Confira a seguir:

INSCRIÇÃO ENEM 2019


Passo 1: Acesse o site do Inep através do endereço (enem.inep.gov.br) e espere-a carregar para ter acesso a todos os recursos disponíveis na pagina. Depois clique em Inscrição.


Passo 2: Nesse momento o candidato deverá preencher um formulário de inscrição com informações relacionadas a seus dados pessoais, educacionais e socioeconômicos. O candidato deverá escolher, entre outras coisas, o idioma desejado na prova de idiomas, se possui alguma deficiência ou realizar o pedido de isenção.


Passo 3: Depois de preencher todos os campos e finalizar o cadastro, o participante receberá um número de inscrição do Enem e a senha de acesso.

Guarde essas informações em um local seguro, pois essas credenciais serão necessárias para acessar o site do ProUni e do SiSu caso você queira participar do processo seletivo para universidades públicas e privadas.


Passo 4: Caso o candidato não tenha pedido a isenção da taxa, ele deverá pagar até a data estipulada para confirmar a sua participação. Se não pagar a taxa, o candidato não poderá participar da edição do Enem. É preciso prestar atenção!


Quem pode fazer inscrição Enem 2019

De uma maneira geral, pode-se dizer que qualquer pessoa pode realizar as inscrições Enem 2019. Independente de idade e deficiência, o Enem é oferecido para todos os brasileiros. Mesmo possuindo uma taxa de inscrição, as pessoas que não possuem condições para arcar com esses custos poderão pedir a isenção da taxa e não pagar nada por isso.

INSCRIÇÃO ENEM 2019

Contudo, em algumas situações os requisitos necessários podem variar, como acontece nos casos de:

  • Idosos;
  • Gestantes;
  • Pessoas com deficiência;
  • Pessoas privadas de liberdade.

Nessas situações, os interessados em participar também poderão realizar o exame, porém os requisitos para prestar o exame poderá mudar.

Deverão declarar no momento da inscrição da prova do Enem para ter as condições necessárias para realizar as provas, as pessoas que tem as seguintes deficiências:

  • Baixa visão;
  • Cegueira;
  • Deficiência física;
  • Deficiência auditiva;
  • Surdez;
  • Deficiência intelectual (mental);
  • Cegueira;
  • Dislexia;
  • Déficit de atenção;
  • Autismo;
  • Discalculia;
  • Outras condições especiais;

Os documentos necessários para realizar a sua inscrição no Enem são:

  • Documento de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Endereço de e-mail válido;
  • Endereço residencial.

Enem Taxa de Inscrição

INSCRIÇÃO ENEM 2019A taxa de inscrição do Enem 2019 é, geralmente, cobrada pelo Banco do Brasil, sendo possível pagá-la em qualquer agência da instituição financeira ou em qualquer agência dos Correios. Depois de finalizar a sua inscrição, o participante deverá imprimir o Guia de Recolhimento da União (GRU) no próprio site do Enem.

Com o boleto em mãos, o participante deverá ir até alguma dessas agências e pagar a taxa dentro do prazo estipulado no Edital enem.

Na ultima edição do Enem a taxa de inscrição cobrada foi no valor de R$ 82, valor mais alto em toda a história do exame. Contudo, caso o participante não tenha condições de pagar essa taxa, é possível pedir a isenção no momento da inscrição.

Isenção da Taxa de inscrição

Para quem não tem condições para realizar o pagamento do valor cobrado pelo Enem, é possível pedir a isenção da taxa de inscrição.

Confira, a seguir, quais são as situações em que o participante poderá pedir a isenção:


01. Candidatos que concluíram o Ensino Médio no ano de 2017 em escola pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica.


02. Candidatos cujo a renda familiar per capita seja de até um e meio salário mínimo e que estudaram em escola pública durante todo o ensino médio, ou com bolsa integral em escola particular durante o ensino médio, segundo a Lei 12.799/2013.


03. Candidatos cadastrados regularmente no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais, mediante inserção de seu Número de Identificação Social (NIS) no sistema de inscrição do Enem para solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição.


04. Candidatos provenientes de família com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Essa declaração era preciso ser feita no ato da inscrição com o preenchimento de formulário específico.


Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do assunto que foi abordado acima sobre a inscrição Enem 2019, deixe o seu recado agora mesmo, para que possamos esclarece-la o mais breve possível. Boa sorte e bons estudos!