INEP ENEM 2019 – SAIBA COMO ACESSAR (ENEM.INEP.GOV.BR)

O INEP Enem 2019 é um dos exames mais esperados do Brasil por milhões de pessoas. Na edição do ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) contabilizou cerca de 6,1 milhões de inscrições. Isso quer dizer que, por ano, milhões de jovens e adultos se preparam para realizar as provas, cujas a nota pode ser utilizada como vestibular para entrar em instituições públicas ou privadas do ensino superior.

Esses dados mostram o quanto o Exame Nacional do Ensino Médio é concorrido, exigindo que os interessados em participar do mesmo estudem bastante e se preparem com antecedência para alcançar uma boa pontuação. E a cada ano que passa, a tendência é que o número de estudantes só aumente por conta do quadro econômico em que o país se encontra.

Reunimos uma série de informações e dicas importantes sobre o Enem INEP para todos aqueles que participação do exame nesse ano. Saiba mais nos tópicos a seguir!

O que é o INEP Enem 2019?

O Enem 2019 é administrado e realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira “Inep” e pelo Ministério da Educação e Cultura “MEC”. É um exame anual, criado para medir o nível de conhecimento de todos os alunos, de redes públicas e privadas de ensino, especificamente que estão concluindo o Ensino Médio. Embora o exame esteja aberto para qualquer pessoa que deseja fazer a avaliação.

INEP ENEM 2019

Todos os anos, milhões de participantes prestam o exame, seja para testar os seus conhecimentos ou para utilizar a nota para ingressar em universidades privadas e públicas em todas as regiões do Brasil. Isso acontece porque grande parte das instituições estão substituindo o Enem pelo tradicional vestibular. Dessa maneira, a avaliação do exame poderá ser utilizada em programas como:

  • SiSu – Sistema de Seleção Unificada;
  • ProUni -Programa Universidade para Todos.

Para que assim, você possa conseguir bolsas de estudos nas instituições mais prestigiadas do país. Lembrando que estes programas exigem uma nota mínima de pelo menos 450 pontos para se inscrever em qualquer curso, além disso, o candidato não pode ter zerado a redação.

As inscrições da prova Enem 2019 acontecem no meio do ano, geralmente em maio, e as provas são aplicadas em dois domingos consecutivos, geralmente no mês de novembro. Os resultados são divulgados no mês de janeiro do ano posterior a edição passada.

O que estudar para o INEP ENEM

É muito comum que os estudantes que pretendem em participar do Enem Inep tenham dúvidas a respeito de quais os assuntos que abrangerão a prova. Mas como o próprio nome diz, as questões apresentadas serão todas relacionadas aos assuntos ensinados durante o período do Ensino Médio. E para melhor entendimento dos candidatos, separamos abaixo as disciplinas abordadas de acordo com cada prova:


  • Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias– História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

  • Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Química, Física e Biologia.

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação, e Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol).

  • Matemática e suas Tecnologia – Geometria e Álgebra.

Com este rápido guia que disponibilizamos acima, ficará mais fácil se organizar para começar os estudos dos assuntos exigidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Uma boa dica é buscar por vídeo-aulas, pois existem canais no Youtube voltados especificamente para ajudar os interessados em participar do Enem.

Site do INEP ENEM – enem.inep.gov.br

Uma das muitas vantagens que a tecnologia trouxe para a vida das pessoas é a comodidade e praticidade para realizar nossas ações, e com a plataforma online do INEP não poderia ser diferente. É possível fazer diversos procedimentos através do site do enem.inep.gov.br participante, desde a inscrição, o acompanhamento da mesma, a visualização dos gabaritos e os resultados do Enem.

INEP ENEM 2019

O portal tem um papel essencial para o ingresso dos participantes na avaliação e, por conta disso, é importante saber acessar o local para obter informações, realizar a sua inscrição consultar os resultados, por exemplo.

No conteúdo a seguir você verá como acessar o portal do INEP ENEM 2019 de duas formas distintas. Confira:


  • Através do Navegador

INEP ENEM 2019

Abra uma nova aba em seu navegador e, na barra de endereços, digite “enem.inep.gov.br”, em seguida aperte enter. Dentro de poucos segundos a página se abrirá e o candidato poderá visualizar todas as informações sobre as inscrições, como funciona o exame e uma série de outros detalhes importantes.

Se as inscrições Enem estiverem abertas, aparecerá um botão indicando para o usuário realizar o seu cadastro. Caso os resultados já tenham sido divulgados, aparecerá uma opção para o usuário visualizar os resultados de sua avaliação.


  • Através do Google

INEP ENEM 2019

Se o usuário não estiver conseguindo acessar o site através do navegador, há uma opção mais simples. A dica é abrir o Google e, em seu campo de buscas, digitar o termo a seguir: “inep enem” e clicar em buscar.

Visualize os resultados e clique na opção que possuir o seguinte endereço em seu link “enem.inep.gov.br”. Provavelmente será o primeiro resultado, esse é o site oficial da instituição e o do exame.


Como acompanhar a inscrição do Enem

É possível realizar o acompanhando da sua inscrição do Enem diretamente no site do INEP ENEM. Tudo que o usuário precisa fazer é acessar o portal, conforme visto acima, e realizar o seu login na página do participante. Nesse momento será necessário informar o seu CPF e a senha utilizada no momento do cadastro.

INEP ENEM 2019

Nesse momento o candidato poderá imprimir o cartão de confirmação, o boleto para pagar a taxa de inscrição, saber se o pedido de isenção foi acatado (caso esse tenha sido o caso) e o andamento de sua inscrição de um modo geral.

Depois da realização das provas, o gabarito Enem oficial é divulgado na página do participante. Acompanhar a inscrição fará com que você visualize essa informação e, assim, tenha uma noção de quanto tirou nas avaliações.

Como visualizar o resultado

Após a realização das provas, os candidatos terão que acessar o INEP resultado ENEM 2019 novamente para visualizar a pontuação exame. Todo o processo é muito simples, conforme você verá a seguir:

INEP ENEM 2019


Passo 01. Espere o anúncio da divulgação dos resultados. Esse anúncio será divulgado nos principais sites de notícias do país, assim como no próprio portal da instituição.


Passo 02. Acesse a Página do Participante no site do Enem Inep. Ao carregar, insira o seu CPF, a senha e a imagem de segurança que aparece e depois clique em Entrar.


Passo 03. Pronto! Nesse momento o participante poderá visualizar os resultados de todas as matérias do exame, assim como a nota da redação.


Agora que você sabe como acessar o site do INEP Enem 2019, poderá realizar uma série de atividades no portal. Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima, deixe o seu recado agora mesmo, para que possamos lhe responder o mias breve possível. E não esqueça também de compartilhar este artigo com algum conhecido, pois ele pode estar com a mesma dúvida que você possuía. Boa sorte no exame!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *