Gabarito Enem 2020 – Como e Onde Consultar, Quando Sai

O ENEM passou e agora surge a seguinte dúvida na maioria dos estudantes: quando sai o bendito gabarito? Com tantos gabaritos extraoficiais sendo divulgados, alguns até com respostas divergentes, é comum querer saber quando sai a versão oficial.

Foi pensando nisso que preparamos esse guia apresentando todas as informações a respeito da divulgação do gabarito oficial do ENEM 2020. Confira!

O que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada anualmente que, hoje em dia, serve como meio de entrada para universidades públicas — através do SISU — e para universidades privadas, oferecendo bolsas de até 100% — através do PROUNI.

O ENEM foi criado em 1998 como uma forma de avaliar a qualidade do ensino no país, mas, com o passar dos anos, ganhou caráter de vestibular e é, hoje em dia, uma das principais maneiras que os jovens têm de conseguir acesso ao ensino superior, em conjunto com os vestibulares.

A prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), instituição que possui vínculo com o Ministério da Educação (MEC).

[Isenção do Enem: veja aqui como conseguir!]

Como funciona a Prova?

A prova do ENEM é dividida em duas etapas: uma primeira, com duração de 5 horas e 30 minutos, envolvendo 90 questões das grandes áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, e uma redação.

Já a segunda fase, realizada uma semana depois, tem duração de 4 horas e 30 minutos e envolve 90 questões compreendendo as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A soma das notas atribuídas aos acertos das 180 questões mais a nota da redação determinada a média do aluno no Exame.

Questões ENEM 2020

Quando sai o gabarito do ENEM 2020?

Questões ENEM 2020O gabarito do ENEM é publicado alguns dias após a aplicação das provas. Na edição de 2019, a primeira prova foi aplicada no dia 03 de novembro e a segunda no dia 10 de novembro. O gabarito, por sua vez, foi divulgado no dia 13 de novembro.

Espera-se que, na edição de 2020, as datas sejam aproximadamente as mesmas. Portanto, de três a cinco dias após a realização da segunda fase, fique esperto para conferir o gabarito oficial.

Porém, vale ressaltar que diversos sites e cursos divulgam um gabarito extraoficial, ou seja, não-oficial, com correções das provas realizadas por professores ao longo de todo o país. Esse não é o gabarito oficial e pode apresentar erros e não prever possíveis questões anuladas.

[Cartão de confirmação do Enem: para que serve? Veja aqui!]

Onde e como consultar o Gabarito?

O gabarito pode ser consultado no site do próprio INEP. Entretanto, deve-se tomar cuidado com possíveis gabaritos falsos e não confundir o gabarito oficial com os extraoficiais, divulgados por sites e cursos.

Vale observar que os gabaritos são disponibilizados de acordo com a cor do caderno de questão. Por isso, lembre-se de que cor era o seu caderno. As questões são as mesmas em todos os cadernos, mas aparecem em ordens diferentes de acordo com o cor.

Para acessar o gabarito oficial do ENEM 2020 (e das demais versões), basta seguir o passo-a-passo abaixo:

  1. Acessar a parte do site do INEP correspondente à divulgação dos gabaritos oficiais do ENEM, clicando aqui ou digitando http://portal.inep.gov.br/web/guest/provas-e-gabaritos;
  2. Descer a página até encontrar uma caixa branca com o ano em questão (destacada em vermelho na imagem abaixo);
    ENEM 2020 Gabarito
  3. Clique na caixa branca e selecione o ano do gabarito que você deseja, nesse caso, o de 2020 (que não aparece na imagem pois ainda não estava disponível no momento da foto);
  4. As provas e os gabaritos correspondentes ao ano que você selecionou aparecerão logo abaixo, como mostra a imagem a seguir;
  5. Para realizar o download, basta apertar nos ícones que representam uma seta apontando para baixo ao lado de “prova” ou “gabarito”. Lembre-se que você deve baixar a prova ou o gabarito correspondente à cor do seu caderno de questão (que você descobrirá quando for realizar a prova). Os ícones para download estão destacados na imagem abaixo;
    ENEM 2020 Gabarito
  6. O arquivo está em formato PDF. A maioria dos navegadores possuem leitor de PDF, de modo que o arquivo será aberto no próprio navegador.
    Comno consultar Gabarito ENEM 2020

Peso das questões

Gabarito ENEM 2019Com o gabarito em mãos, surge outra dúvida na cabeça dos candidatos: mas quanto vale cada questão? Essa é uma pergunta um pouco complicada de responder com precisão.

Isso porque muitas universidades atribuem pesos especiais às questões. Por exemplo, para um curso de Engenharia, espera-se que o candidato tenha obtido um resultado melhor com as questões de matemática, física e química do que com as de história, geografia e biologia, uma vez que o curso envolverá muito mais ciências exatas que ciências humanas ou biológicas.

[Resultado Enem 2020: confira aqui informações!]

Por isso, é melhor evitar tentar prever a nota obtida e esperar pela divulgação do resultado parcial, que ocorrerá em meados de janeiro de 2021. Essa e outras datas podem ser conferidas no site do INEP dedicado exclusivamente ao ENEM, que pode ser acessado clicando aqui.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Gabarito Enem 2020 – Como e Onde Consultar, Quando Sai

Deixe um comentário