GABARITO ENEM 2019 OFICIAL – SAIBA COMO CONSULTAR

O gabarito Enem 2019 é divulgado após poucos dias depois da última aplicação do Exame. Na edição anterior do Enem, os gabaritos foram divulgados no dia 14 de Novembro, sendo que a última prova foi aplicada no dia 12 de Novembro.

O INEP ENEM disponibiliza os 12 gabaritos para cada um dos seis cadernos de questões que são distribuídos entre os participantes em cada dia de exame. É por isso que o candidato terá que prestar atenção na cor da sua prova para conferir o gabarito correspondente ao exame realizado.

A partir dessas informações os participantes poderão ter uma ideia de como foi o seu desempenho no exame. Para saber mais sobre o Enem 2019, continue lendo e veja as informações que trouxemos a seguir!

Como funciona a prova do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação aplicada anualmente em todas as regiões do Brasil. Ele foi criado para avaliar a média de conhecimento dos estudantes brasileiros, podendo-se criar um diagnóstico preciso sobre como anda a educação no País.

GABARITO ENEM 2019

A prova Enem é muito concorrida, por isto é interessante preparar com antecedência. Deste modo o estudante estará pronto para quando o grande dia chegar. A partir de 2017 as provas do Enem passaram a serem aplicadas em dois domingos. No primeiro dia foram aplicados os exames de:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Já no outro domingo, as provas aplicadas foram de:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Dessa maneira, as provas são aplicadas em dois dias distintos, no mesmo local de prova e horário.

Cada aluno recebe um caderno de questões com uma cor distinta (rosa, azul, amarelo ou cinza) e possui um tempo (5 horas em um dia e 4:30 horas noutro) para concluir o exame. As questões se diferem de acordo com a cor dos exames, porém o conteúdo abordado é o mesmo. As perguntas presentes nos cadernos são relacionadas as matérias vistas pelos alunos do Ensino Médio durante os três anos de estudo.

Gabarito Enem 2019

GABARITO ENEM 2019O gabarito do Enem é a divulgação das respostas para cada questão presente nos cadernos. Contudo, cada gabarito possui uma cor, relacionada a cor do exame aplicado. Dessa maneira, o de cor azul só poderá trazer as informações relacionadas também à prova azul.

Para consultá-lo, o candidato deverá acessar a página do participante do site do ENEM para obter essas informações. Contudo, essa informação é publicada em diversos sites especializados no mesmo dia em que as provas são aplicadas. Mesmo que esses gabaritos não sejam oficiais, muitos possuem informações apuradas sobre as respostas dos exames, para cada caderno.

A partir dessas informações os participantes poderão ter uma ideia aproximada de quantos acertos e quantos erros cometeram ao responder as questões da prova. Porém, é importante ressaltar que apenas após a divulgação do resultado do Enem oficial que será possível saber, com precisão, qual foi a sua avaliação final na edição correspondente.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Quando sai o Gabarito Enem Oficial

GABARITO ENEM 2019O Gabarito Enem 2019 do primeiro dia geralmente é publicado dentro de 2 a 4 dias após a realização da última prova do exame. A divulgação oficial é realizada diretamente no site do INEP e fica disponível nos principais sites de notícias do país, além dos noticiários da televisão.

Contudo, além do gabarito enem do segundo dia, sites como esse, o G1, Uol, Terra, IG e tantos outros divulgam os seus próprios gabaritos levando em consideração a cor de cada caderno. Muita gente acessa esses sites logo no dia após ter realizado a prova. Mesmo que esses gabaritos não sejam oficiais, é possível ter uma noção bem apurada sobre o seu desempenho no exame.

Os estudantes devem se atentar para não realizar a consulta do gabarito do dia de prova errado errado, o que causará uma grande confusão caso aconteça. Por exemplo: se as questões respondidas foram as do caderno rosa, logo o gabarito a ser consultado precisa ser também o da cor rosa também.

Ao todo, são 12 gabaritos que são divulgados: 6 para cada dia e cada um relacionado a uma cor de acordo com o exame aplicado. Para consultar essa informação de acordo com a cor do seu caderno, para não ter dúvida nenhuma, siga as dicas que separamos no tópico a seguir.

Como consultar o Gabarito Enem 2019

Para consultar o resultado Enem 2019, o participante deverá acessar uma página no Inep especialmente para a divulgação dessas informações. Para ajudá-lo nesse momento, elaboramos um passo a passo muito simples de ser seguido.

Confira:

GABARITO ENEM 2019


Passo 01: Abra uma nova aba em seu navegador e acesse esse endereço (enem.inep.gov.br) E espere a página carregar para visualizar todas as informações.


Passo 02: Nessa página é possível acessar todos os gabaritos de acordo com a cor e o dia de aplicação dos cadernos de questões. É só clicar no enem 2019 gabarito correspondente a cor e o dia para conferir as respostas daquela prova.


Passo 03: Logo abaixo, será possível visualizar os gabaritos para o Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade). É só clicar no dia e gabarito correspondente para visualizar todas as questões.


Como funciona nota Enem

Após ter consultar o Gabarito das questões das provas e ter ideia de qual será sua pontuação no Exame, é comum que alguns estudantes tenham dúvidas de como funciona a nota Enem ou de como utilizá-la. Para aqueles que não sabem, com a a sua nota é possível estar se inscrevendo em programas educacionais bastante reconhecidos como Sisu, Prouni e Fies, estes que disponibilizam bolsas de estudos para os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio.

Por isto que o gabarito Enem é tão importante, afinal, com ele é possível saber qual será mais ou menos a sua nota, o que facilita ao estudante se programar para ingressar no curso que deseja. Por exemplo:

Se nas últimas edições do exame a nota de corte para um determinado curso foi de 700 pontos e você verificou pelo gabarito que pontuou 800, já poderá escolher este curso como sua primeira opção.


Pronto! Lembrando que não é possível saber qual será a sua nota a partir do gabarito oficial Enem 2019, pois cada questões tem um peso e valor diferente. Contudo, a partir dessas informações, é possível saber se você mandou mal ou bem em todas as matérias abordadas nos cadernos.

Mas caso não tenha alcançado a nota desejada no Exame Nacional do Ensino Médio, não precisa ficar triste. Lembre-se que as provas estão disponíveis para você todos os anos. E a nota tem tendência a ser maior a cada ano em que o exame for realizado, até que você alcance a pontuação que almejava.

Compartilhe esse artigo com os seus amigos que fizeram o exame junto com você, ou até mesmo com aqueles que estavam querendo se informar mais a respeito do Gabarito  Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *