ENEM 2019 – Inscrições, Edital, Local de Prova, Gabarito, Resultado

Todos estudantes aguardam o momento mais importante das suas vidas que é o ingresso numa faculdade e para isso devem ter concluído o ensino médio, em tempos passados para ingressar no ensino superior era obrigatoriamente necessário realizar o vestibular, mas com o Enem 2019 não é mais preciso prestar o vestibular sendo mais viável utilizar como porta de entrada o Exame Nacional do Ensino médio.

Milhares de jovens estão se preparando para realizar a prova do ENEM, pois a concorrência a cada ano aumenta e para poder alcançar uma boa nota e consequentemente uma colocação que seja compatível ao exigido para o ingresso no curso da faculdade desejada é preciso muita preparação e empenho  nos estudos.

Se você irá realizar o Exame Nacional do Ensino Médio pela primeira vez ou já está acostumando a fazer a prova, ambos deverão ficar atentos as informações contidas nesse artigos, onde estaremos orientando e explicando como funciona o Enem e para quem já fez é importante saber que ocorreram algumas mudanças, que também iremos pontuar nesse conteúdo. Confiram Agora!

Como funciona o ENEM 2019?

O Exame Nacional do Ensino Médio criado em 1998 para ser uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio, substituindo o famoso vestibular, mas existe algumas universidades que exigem que o estudante realize o vestibular da instituição.

ENEM 2019

Outras universidades já adotam a forma de ingresso através do ENEM 2019, onde basta realizar a prova e tirar uma pontuação que seja adequada para concorrer a vaga, desde o ano de 2009, o Exame possui outra função que é avaliar os estudantes de todo o país para instituições federais de ensino superior e para programas do governo federal, como o Sisu, Prouni e Fies.

Pois esses programas vem facilitando a vida de milhares de estudantes que sempre sonhou em estudar em universidade pública ou precisa daquela força do governo para pagar a mensalidade da universidade particular.

Inscrições ENEM 2019

ENEM 2019

A inscrição Enem é feita exclusivamente pela internet, no site do Inep, sendo necessário que o candidato preencha um formulário de inscrição com seus dados pessoais, educacionais e socioeconômicos. Na hora de fazer a sua inscrição, você sempre deve ter em mãos:

  • Documento de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Endereço residencial e e-mail válido.

Acesse a página das inscrições ENEM 2019 através do endereço http://enem.inep.gov.br/ nessa página citada você deverá informar os dados solicitados, preencher alguns formulários e cadastrar a sua senha que será usada toda vez que for acessar o site.

Estes são documentos e dados são obrigatórios para se inscrever. O endereço serve para aproximar o máximo possível a sua casa do local de prova enem, é importante manter os números de telefone e o endereço de e-mail para contato atualizados, porque esses são os canais de comunicação oficiais para o ENEM 2019.

Edital ENEM

ENEM 2019Antes de se iniciarem as inscrições para o ENEM, fica disponibilizado o edital e que muitos participantes não ligam, mas é de extrema importância pois no edital é onde se encontra as regras do jogo e estará explicando todas as etapas do exame e suas exigências.

É de extrema importância estar ciente do que o Enem 2019 irá exigir, pois poderá ocorrer mudanças na estrutura do exame e todas essas mudanças estará no edital.

Local de Prova do ENEM

Após realizar sua inscrição Enem poderá obter o cartão que estará disponível para impressão na página do participante através do site do instituto, bastando informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição, nesse cartão vai está com as informações importantes para que o exame seja realizado com sucesso e contendo algumas informações como:

ENEM 2019

  • Número de inscrição;
  • Data, hora e local de realização das provas;
  • Opção de língua estrangeira;
  • Indicação do atendimento especializado ou do atendimento específico, se caso foram solicitados no ato da inscrição.

Através desse cartão que o estudante estará ciente do local que deverá se apresentar para realização da sua prova, contendo todas as informações necessárias.

Gabarito ENEM

ENEM 2019Após a realização das provas muitos candidatos ficam na espera da divulgação do gabarito ENEM 2019, onde será divulgado na data estipulada pela instituto para que aqueles alunos que levaram o caderno de questões possam comparar com o gabarito que irá ser disponibilizado no site do INEP.

É importante lembrar que o gabarito Enem não é o resultado oficial pois poderá haver alguma mudança no exame. O gabarito serve para o estudante que fez a prova ter pelo menos uma noção de quantas questões acertou, mas deverá aguardar a divulgação do resultado oficial.

Resultado ENEM

A partir de uma data que será estipulada pela instituição os candidatos  de todo o Brasil vão poder ter acesso ao resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, que será divulgado pelo site Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira mais conhecido como Inep Enem.

A consulta do resultado ENEM 2019 será feita somente por meio da internet, onde as notas estarão separadas por área de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens) e a redação.

ENEM 2019

Para ter acesso ao seu resultado do Exame Nacional do Ensino Médio bastar seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site do Enem;
  • Escolha o Ano do exame;
  • Informe seu CPF;
  • Digite a senha;
  • Transcreva o código fornecido.

Após clicar em entrar o candidato terá todas as informações sobre a sua prova incluindo o resultado ENEM 2019. Lembrando que a utilização dos resultados para o acesso ao ensino superior pode ocorrer como fase única de seleção ou o candidato poderá combinar com seus próprios processos seletivos.

Como Calcular a Nota do Enem

Para calcular a nota do Enem 2019 é preciso que o candidato some a pontuação das cinco provas incluindo a redação e divida por cinco, a partir dai, da para ter uma estimativa do seu desempenho na prova do Enem, porém, não tem como ter um resultado Enem exato. Pois cada questão tem peso diferente. Ou seja, Dois alunos com cinco questões certas em Matemática, por exemplo, podem ter notas diferentes. Pois o que acertou questões mais fáceis terá uma nota maior, pois seu desempenho é coerente. O outro, que errou questões fáceis e acertou outras difíceis, terá a sua nota reduzida.

Já para a redação, não tem muito o que fazer o que será analisado nela vai ser o:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado.

A redação poderá ser zerada se o candidato não atender todas as propostas do Exame Nacional do Ensino Medio.


Com todas essas informações contidas no artigo, agora só é preciso você começar a se preparar para o dia da sua prova para que possa tirar uma boa pontuação e se dar bem no momento de disputar uma vaga na universidade.

Se restou alguma dúvida sobre o ENEM 2019, não hesite em deixar um comentário, pois assim que possível iremos te dar um retorno. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *