CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO ENEM 2019 – CONSULTAR AGORA

A partir de agora, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem consultar o cartão de confirmação Enem 2019 diretamente pela página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A partir do cartão de confirmação do Enem de inscrição é possível obter uma série de informações importantes relacionadas a participação do candidato.

O Enem é realizado anualmente e reúne, em todas as suas edições, milhões de participantes de todas as regiões do Brasil. Se você está estudando e se preparando para realizar a edição desse e, portanto, quer saber mais sobre o cartão, continue lendo e veja as informações que separamos para você!

Abaixo você verá assuntos referente ao Enem 2019, sabendo assim todas as informações a respeito da prova. Leia atentamente os tópicos a seguir. Confira!!

Cartão de Confirmação Enem 2019

Assim que as inscrições ENEM forem concluídas e encerradas, e o local das provas definido, o Inep disponibiliza o cartão de confirmação no site do Enem.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO ENEM 2019

É importante ficar atento a quando sai o cartão de confirmação Enem 2019, pois o mesmo conta com uma série de informações importantes, como:

  • Endereço;
  • Horário em que serão aplicados as provas;
  • Número de inscrição do participante;
  • Preferência de idiomas nas questões estrangeiras;

Além disso, o Enem cartão de confirmação conta com atendimentos específicos solicitados, caso o candidato seja portador de alguma necessidade especial.

Não é necessário levar o cartão de confirmação, mas o Inep enem sugere para sua próxima prova que os participantes imprimam para visualizar as informações, como o endereço do local da prova e o horário, para não se atrasarem. Além disso, apresentar o cartão no momento de ingressar na sala para fazer o exame facilita o acesso as suas informações.

O Enem cartão de confirmação só será liberado após o participante ler e concordar com a Declaração de Comparecimento, que passa a ser exibida alguns dias antes do dia em que as provas serão aplicadas.

Como acessar o cartão de confirmação do ENEM

Atualmente, há duas formas de acessar o cartão de confirmação do Enem. Uma é através da Página do Participante, presente no portal do Inep, e a outra é por meio do aplicativo oficial do exame, que pode ser baixo na loja oficial de aplicativos de seu dispositivo móvel.

No conteúdo a seguir mostraremos como você poderá acessar essas informações das duas maneiras. Saiba mais:

  • Pela página do participante

A Página do Participante é muito importante para as pessoas que vão fazer o Enem, pois nesse espaço é possível obter todas as informações relacionadas a inscrição, participação e o resultado do exame. Siga o passo a passo e veja como acessa-la:

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO ENEM 2019


Passo 01. Para acessá-la, abra uma nova aba em seu navegador e digite: (enem.inep.gov.br) e espere a página carregar totalmente para ter acesso a todos os recursos disponíveis na pagina.


Passo 02. Clique em “Página do Participante” e, em seguida, insira o seu CPF, a sua senha (a mesma utilizada no momento do cadastro) e indique a imagem que está aparecendo abaixo do último campo. Depois de preencher os campos, clique em Enviar.


Passo 03. Agora você terá que ler a Declaração de Comprometimento e clicar que leu e entendeu os termos. Após essa ação, o participante poderá visualizar o cartão de confirmação de inscrição Enem 2019 e todas as informações que estão relacionadas a ele.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

  • Pelo telefone celular

Através do aplicativo oficial do Enem é possível obter todas as informações do exame, além de poder acompanhar a sua inscrição pela palma de sua mão. Para acessar o cartão utilizando o telefone celular, siga o passo a passo a seguir:

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO ENEM 2019


Passo 01. Entre na loja de aplicativos de seu smartphone. No campo de buscas, digite “Enem Inep Oficial” e clique em buscar. Veja se a primeira opção é a oficial e clique em instalar.


Passo 02. Depois de finalizar a instalação do aplicativo em seu celular, insira as informações de acesso, como CPF, senha e clique em entrar.


Passo 03. Pronto! Depois de confirmar que você leu a declaração de comparecimento, você poderá acessar o cartão e outras informações sobre a sua participação no exame.


Como consultar local de prova Enem 2019

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO ENEM 2019Para consultar o local de prova Enem, o candidato deverá acessar a página do participante. Para realizar esse acesso, basta acessar o portal do Inep (como ensinamos no tópico acima) e depois clicar em “Página do Participante”.

Nesse momento, será necessário informar:

  • Número do CPF;
  • Senha utilizada no momento do cadastro;
  • Imagem que aparece para o controle de acesso;
  • Preencher todos os campos e de clicar na figura;
  • Clicar em Enviar.

Agora, o participante poderá acessar o cartão de confirmação Enem 2019, onde, entre outras informações, conta com o endereço e horário em que as provas serão aplicadas.

O Inep ENEM sugere que o participante imprima esse documento e que faça o trajeto para o local da prova antes do grande dia, justamente para verificar qual é o melhor caminho para chegar ao lugar sem que haja atrasados.

Como imprimir Cartão de Confirmação Enem

Como vimos anteriormente, o cartão de confirmação Enem é fundamental para os estudantes que pretendem participar do Exame, afinal, através do mesmo podemos consultar a data, hora e local em que a sua prova será aplicada. E uma boa dica para não esquecer ou perder nenhum destes dados é imprimir o Cartão de Confirmação Enem, o que facilitará ainda mais a visualização das informações mencionadas acima.

Realizar a impressão deste cartão é muito fácil. Acompanhe as dicas que separamos abaixo para esclarecer qualquer tipo de dúvida com relação ao procedimento. Vamos lá.

Primeiramente o candidato deverá entender que o cartão de confirmação Enem estará disponível na Página do Participante, logo, para ter acesso ao mesmo é preciso informar o seu CPF e senha utilizada para se inscrever no programa. Feito isso, já na página do cartão, visualize e clique na opção de impressão.

É importante ressaltar que este não é um procedimento obrigatório do Exame Nacional do Ensino Médio  e ele apenas serve para melhor instruir os candidatos que vão participar da prova, mas esquecem com facilidade da data, hora e local.

Como salvar o Cartão de Confirmação Enem

Para os candidatos que não optam em imprimir o cartão de confirmação do Enem, é possível também salvá-lo em seu aparelho, seja celular (através do aplicativo) ou até mesmo o próprio computador. Para isto, basta realizar basicamente o mesmo processo ensinado no tópico acima, mudando apenas o fato de que você não irá clicar para imprimir, e sim no botão de salvar. Também é viável tirar um Print Screen da página do cartão de confirmação Enem e salvar a captura em uma pasta de seu gosto.

Estas dicas com certeza facilitarão a vida daqueles candidatos que tem dificuldade em memorizar as coordenadas de prova do Exame Nacional do Ensino Médio, reduzindo bastante o risco de esquecimento ou de atrasos para realizá-la.


O Enem cartão de confirmação, portanto, é um dos documentos mais importantes para quem vai fazer o Enem. Lembrando que tanto pela página do participante quanto pelo aplicativo é possível consultar essa informação.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do cartão de confirmação ENEM 2019, deixe o seu recado agora mesmo para que possamos lhe responder o mais breve possível. Nós desejamos boa sorte a todos os participantes da edição desse ano!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *